"Ferva 200ml de água e despeje o conteúdo na panela. Não o saquinho de tempero."

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Fenômeno Youtube

Esse ano comecei o meu tão sonhado canal do Youtube com filmes caseiros. É impressionante a quantidade de canais que seguem essa linha, dado que o Youtube pode ser considerado recente na vida das pessoas, mesmo que haja os bons e, bem, os não. E, também, impressionante é a forma nova de se propagar informação do modo que o youtube usa. Se eu gosto de algum vídeo (ou filme, como gosto de falar pra mim mesmo), clico nos outros vídeos do canal e vou vendo. Acrescentando números à contagem de exibições do filme, o que faz com que ele ganhe mais importância e um papel mais destacado no próprio site. Ao mesmo tempo, eu falo do vídeo para os meus amigos, o que faz com que eles também vejam e, se gostarem, continuar esse processo. Gasto até horas, alguns dias, vendo filmes no Youtube por causa do mecanismo de "Vídeos Relacionados". Voltando aos filmes caseiros, tomemos o exemplo de Smosh. Dois caras jovens com uma criatividade monstra fazem seus filmes, editam e põem no Youtube. Seguindo o processo (que é mais acelerado nos EUA, já que as pessoas usam mais a internet), o canal deles se tornou o 3º com mais inscrições do mundo todo, e eles ganharam o prêmio de melhor curta de comédia de 2006 (poderia falar de "nigahiga", que retém o 2º lugar, mas prefiro muito mais Smosh). No fim de fevereiro eu pus meu primeiro filme no Youtube. Claro que tive que divulgar normalmente pra dar um empurrãozinho, mas ele já alcançou a contagem de 500 exibições, já, e a ORIENTADORA da minha série comentou pessoalmente que gostou de um dos meus filmes, mês passado. E desse modo, o processo continua. É uma oportunidade incrível, nossa.


Hoje estive pensando pela milésima vez o porquê do nome Youtube. "Vôce - tubo". Não. Não sei como, alguma linha de raciocínio minha chegou à conclusão de que "tube" remetiria a "televisão" nos lugares que falam inglês, já que as primeiras televisões eram as chamadas "de tubo". Curioso. É a sua tevê, pacato cidadão.

A propósito, podem acessar o AWAFilmes! 8D

Nenhum comentário:

Postar um comentário